Mavinga – O processo de desminagem na Estrada Nacional 280, que liga os municípios do Cuito Cuanavale/Mavinga e Mavinga/Rivungo, na província do Cuando Cubango, iniciado em Novembro de 2023, decorrem a bom ritmo de execução física.
A informação foi apresentada pelo chefe de Brigada do Centro Nacional de Desminagem, Chiwila Pedro, quando falava à Imprensa, no quadro de uma breve visita de constatação do governador provincial José Martins.
Explicou que, até ao momento, já foram limpos 167 quilómetros, faltando apenas 34 até Mavinga, tendo acrescentado que ao longo do percurso foram, igualmente, destruídas 18 minas anti-pessoal.
Para o êxito do processo, esclareceu que contam com uma equipa composta por 37 técnicos ligados à Agência Nacional de Acção Contra Minas e as Forças Armadas Angolanas, bem como quatro máquinas de desminagem de alta potência e cilindragem, com destaque para a Hitachi, V33 e V30, uma marca de origem japonesa, com um alto nível de velocidade e processamento.
“O trabalho avançou muito significativamente, faltando 34 quilómetros. Até ao meio do mês de Novembro estaremos na sede do município de Mavinga”, avançou.
Explicou que, uma vez concluído, o processo em curso vai beneficiar a província, em particular, e o país em geral, facilitando a comunicação por estrada, o qur poderá criar condições para o desenvolvimento. ITH/FF/PLB