Mavinga - Vinte e dois campos foram desminados numa superfície terrestre de 2,4 milhões de metros quadrados, no município da Mavinga, província do Cuando Cubango, num processo em que o Governo angolano injectou mais de 60 milhões de dólares.
O administrador de Mavinga, Barnabé Luís Baptista, que anunciou o facto sábado, disse que a desminagem foi feita pela organização não-governamental “The Halo Trust”, que continua a trabalhar para livrar de minas outros 153 campos.
Em declarações à ANGOP, o administrador enalteceu a desminagem da localidade, afirmando que a mesma vai permitir a implementação de vários projectos de impacto socio-económico, com foco na melhoria da qualidade de vida da população.
Acrescentou que a desminagem vai igualmente viabilizar a implementação efectiva do projecto ambicioso da área transfronteiriça de conservação do Okavango-Zambeze, conhecido por “KAZA Park”.
Segundo Bernabé Luís Baptista, o trabalho de desminagem proporcionou já emprego a mais de 600 jovens de Mavinga e de outros pontos do Cuando Cubango, com empacto positivo na vida das famílias.
O município de Mavinga, que dista a cerca de 418 quilómetros a leste da cidade de Menongue, capital do Cuando Cubango, possui uma população estimada em 32 mil 641 pessoas, firmada numa área territorial de 44 mil 347 quilómetros quadrados.
A população é maioritariamente camponesas e produz em grande escala milho, feijão frade, mandioca, massango, alho e batata-doce.