Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Desigualdades sociais diminuem com profissionalização da mulher – Lotti Nolika

     Sociedade              
  • Huambo • Sexta, 08 Março de 2024 | 21h17
Governadora da província do Huambo, Lotti Nolika
Governadora da província do Huambo, Lotti Nolika
Frank Béu-ANGOP

Huambo – A governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, afirmou, esta sexta-feira, que o combate às desigualdades sociais passa, necessariamente, por pela profissionalização da mulher, para permitir o desenvolvimento integrado e sustentável das comunidades.

A governante falava no acto provincial comemorativo ao Dia Internacional da Mulher, que hoje se assinala, sob o lema “Investir na mulher para acelerar o progresso social e económico do país”, decorrido na cidade do Huambo e com reflexões em torno das conquistas profissionais alcançadas pelas senhoras.

Disse que a profissionalização certa permite a emancipação da mulher, tornando-a mais competente  e participante nos planos estratégicos sobre as políticas públicas, voltadas para o melhoramento das condições de vida da população. 

Destacou a necessidade do envolvimento de todos no combate cerrado à desigualdade económica e à vandalização do património público, para manter as condições básicas das comunidades e evitar a duplicação de projetos.

Lotti Nolika referiu que esta luta se torna viável através da formação acadêmica das mulheres para a elevação do seu nível de participação quantitativa e qualitativa em termos de competências nos diversos órgãos de tomada de decisão política, onde na província do Huambo é notória o envolvimento  da liderança feminina.

Espera-se que as mulheres tenham foco de liderança responsável para que, unidas, sejam capazes de contribuir na harmonia social.

A governadora da província do Huambo, Lotti Nolika,  disse que a sociedade precisa de mulheres sábias para melhor proteger as famílias e consequentemente contribuir na preservação da paz nesta região do planalto Central.

Por isso, disse ser necessário que sejam dinamizados os programas de luta contra o acoolismo, prostuição, violência doméstica, sexual de menores, exploração do trabalho infantil, casamento precoce e todas acções desumanas que comprementem o progresso social das comunidades.

Visão das mulheres

Por outro lado, as mulheres reafirmaram a continuidade de reveindicar pelos seus direitos, através da emacipação para a consolidação da igualdade de género, bem como o combate aos factores que possam promover a discriminação social.

A coordenadora da Promoção da Mulher Angolana da Igreja Católica (PROMAICA) na província do Huambo,  Amélia Cassenda, disse ser fundamental o envolvimento das mulheres nos programas de desenvolvimento local e na protecção das crianças, para evitar situações anti-sociais  nas comunidades.

A venezuelana Marialy Paz de Rodrigues, professora do Instituto Superior Político da Universidade José Eduardo dos Santos, considerou importante que se combatam todas as formas de trabalho precário das mulheres, com a aposta na formação académica, para assumir com responsabilidade o compromisso da transformação das normas sociais.

O acto provincial do Dia Internacional da Mulher ficou marcado com o desfile das mulheres dos vários organismos públicos e privados, para além da demonstração das principais potencialidades agro-pecuárias.LT/ALH





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+