Lubango - Um desfile cívico com mais de quatro mil pessoas de diversos sectores sociais marcou hoje, quarta-feira, as comemorações do centenário da cidade do Lubango, capital da província da Huíla.
O Lubango assinala cem anos desde que atingiu a categoria de cidade, quando a 31 de Maio de 1923, o comboio do Caminho de Ferro de Moçâmedes venceu a cordilheira da Chela e apitou pela primeira vez no planalto da Huíla.
As comemorações decorrem sob o lema “Juntos Conseguimos” e participaram do desfile os sectores da educação e ensino, com escolas primárias, secundárias, complexos escolares, colégios, institutos superiores públicas e privados, organizações culturais, sociais e juvenis, autoridades tradicionais, igrejas, grupos juvenis, clubes desportivos, vendedeiras, associação dos moto-taxistas, fotógrafos, de entre outros.
O desfile cívico contou também com a presença de empresas públicas e privadas, nos ramos da energia, banca, ferroviário, entre outros. Seguiram-se igualmente o sector da saúde, bem como os órgãos de defesa e segurança do Estado.
Ao intervir após o desfile, o administrador do Lubango, Lisender André, afirmou que o centenário representa uma oportunidade para se reflectir o município, sua história, evolução, desenvolvimento e essencialmente dos seus desafios.
Declarou que o desfile representa a força da sociedade do município, o que faz todos os dias pensar em concretizar a solução dos problemas que ainda enfrenta, pois os munícipes mostraram que têm uma participação activa no desenvolvimento do Lubango.
“O Lubango está cada vez mais moderno e apresenta ainda muitos desafios, como a questão do acesso aos bairros, o saneamento básico, o fornecimento regular de energia e água e tem de estar na nossa agenda de forma permanente, merecendo uma atenção especial”, disse.
Destacou que importantes infra-estruturas rodoviárias, aeroportuárias, ferroviárias, serviços públicos e privados, com uma larga abrangência, dão à cidade uma visão revigorada e renovável de metrópole.
Lisender André defendeu a necessidade de olhar-se com a profundidade à exploração mais efectiva do “grande” potencial turístico e cultural do município, pelo que a classe empresarial deve olhar para essa vertente como uma verdadeira fonte de diversificação da economia.
Pediu aos habitantes do município a serem mais vigilantes e implacáveis com o fenómeno crescente de vandalização dos bens públicos.
O evento homenageou, com diplomas e galardões, funcionários mais destacados da administração do Lubango, assim como premiou os vencedores dos torneios realizados no âmbito do centenário da cidade.
A actividade contou ainda com um espectáculo músico-cultural com artistas da praça local e nacional. EM/MS