Huambo – Sete cabeças de gado bovino morreram, quinta-feira à tarde, após terem sido atingidas por uma descarga eléctrica, no bairro Vila Moisés, periferia da vila municipal do Bailundo, província do Huambo, soube a ANGOP.
Uma nota de imprensa do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros refere que os animais se encontrava no pasto, enquanto chovia e trovejava intensamente na localidade, momentos depois terem auxiliado na lavoura da terra, para produção agrícola.
O proprietário do gado em causa, Moisés Sokuenje Chimbiambiulu, de 48 anos de idade, clama pelo apoio do Governo, pelo facto de se tratar de animais que têm auxiliado a produção agrícola, incluindo em campos de cultivo de outras famílias camponesas da comunidade.
Recorde-se que em Outubro último, três pessoas morreram nos municípios do Bailundo e do Mungo, vítimas de descargas eléctricas, sendo duas atingidas numa residência e outra em actividade de lavoura.
A província do Huambo, com uma área de 35.771 quilómetros quadros e uma população estima em mais de dois milhões 800 mil habitantes, distribuídos em 11 municípios, tem um período chuvoso do ano que dura, aproximadamente, nove meses, de 15 de Agosto a 15 de Maio.
Tem um clima tropical com uma temperatura média de 20.2 °C. Dezembro é o mês mais quente do ano, enquanto o de Agosto tem uma temperatura média de 18.2 °C, sendo a mais baixa do ano. ALH