Huambo – Uma mulher de 67 anos de idade morreu vítima de descarga eléctrica, sábado à noite, no bairro Benfica Funileiros, periferia da cidade do Huambo, soube a ANGOP, esta segunda-feira.
A informação foi confirmada pelo chefe interino da secção de Comunicação Institucional Imprensa do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros na província do Huambo, agente bombeiro 1ª classe Francisco Muhepa Joaquim.
O responsável informou que o facto ocorreu quando a vítima, que se encontrava sentada no pátio da residência onde vivia, foi atingida mortalmente por um raio atmosférico, enquanto chovia.
Face a esta situação, reiterou que a melhor maneira de se evitar acidentes com descargas eléctricas é não estar exposto em ambientes descampados, locais altos e abertos.
Aconselhou, igualmente, as pessoas a não se protegerem perto das linhas de transmissão, postes, cercas metálicas e pára-raios.
O agente bombeiro Francisco Muhepa Joaquim disse ser necessário ter precaução até mesmo dentro de casa, pois, apesar de a residência ser um abrigo seguro, alguns cuidados devem ser tomados, como evitar sobrecarga nas tomadas e falar ao telefone durante a tempestade, principalmente, o celular a fio.
Deste Agosto último, mês em que inicia a época chuvosa, vários cidadãos têm sido vítimas de raios atmosféricos, enquanto residências e infra-estruturas públicas, incluindo escolas e templos de igrejas, têm sido destruídas em consequência das chuvas, acompanhadas de rajadas de vento em quase todos os municípios da província do Huambo.
Com uma área de 35.771 quilómetros quadros e uma população acima dos dois milhões 600 mil habitantes, distribuídos em 11 municípios, a província do Huambo, localizada no Planalto Central de Angola, tem um período chuvoso do ano que dura, aproximadamente, nove meses, de 15 de Agosto a 15 de Maio.
Tem um clima tropical com uma temperatura média de 20.2 °C. Dezembro é o mês mais quente do ano, enquanto o de Agosto tem uma temperatura média de 18.2 °C, sendo a mais baixa do ano.