Saurimo – Dois adolescentes, de 14 e 12 anos, morreram, na tarde de domingo, no município de Saurimo (Lunda Sul), vítimas de uma descarga eléctrica.
De acordo com testemunhas, os adolescentes foram atingidos mortalmente por um raio quando chuviscava.
"Estávamos a caminho de casa, mas devido a intensidade da chuva decidimos esconder-se debaixo de uma árvore, de repente, fomos atingidos por uma descarga eléctrica, e tiveram morte imediata”, explicou Mauro António, um dos amigos das vítimas.
Por seu turno, o porta-voz dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB), Victorino Wangunua, aconselhou a população a manter-se no interior das residências ou noutros locais seguros enquanto estiver a chover.
O oficial apontou a necessidade de as autoridades instalarem pára-raios em diversas localidades, edifícios, de formas a se evitar tragédias do género no futuro.
Esta são as primeiras mortes, por descarga eléctrica, este ano, na Lunda Sul.
A ANGOP apurou junto dos técnicos de meteorologia que a província da Lunda Sul necessita de pelo menos 200 pára-raios para manter a segurança da população, das instituições públicas e privadas de descargas eléctricas, que atingem a região durante a época chuvosa.
Os pára-raios cobrem uma extensão que vão entre os 50 a mil e 500 metros de cumprimento.
Saurimo, com 534 mil 231 habitantes, possui três comunas, nomeadamente Saurimo, Mona-Quimbundo e Sombo, 140 aldeias (das quais 61 já unificadas) e 16 povoações.