Huambo - Seis pessoas morreram e 14 outras ficaram feridas, esta terça-feira, atingidas por uma descarga eléctrica num mercado informal do município do Bailundo, província do Huambo, soube a ANGOP de fonte oficial.
De acordo com os dados provisórios do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, o incidente ocorreu na Praça Nova, periferia da vila municipal do Bailundo, quando 20 cidadãos que comercializavam produtos diversos foram atingidos por um raio.
Por outro lado, quatro crianças, de 13 e 14 anos de idade, morreram afogadas, nesse mesmo dia, na aldeia de Mande, comuna da Chipipa, depois de arrastadas pelas águas das chuvas, quando regressavam de uma pesca artesanal, segundo a delegação do Interior na província do Huambo.
Em nota de imprensa enviada à ANGOP, a delegação do Interior refere que as vítimas pretendiam atravessar uma ponte de madeira sobre um riacho, que cedeu em consequência da intensa chuva.
Relativamente aos 14 feridos da descarga eléctrica, o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) informou que os mesmos recebem tratamento médico no Hospital Municipal do Bailundo.
O SPCB da província do Huambo revelou também o ferimento de quatro outras pessoas devido a uma descarga eléctrica ocorrida enquanto exerciam actividade agrícola nos arredores do bairro Mangonga, município do Ucuma, onde se encontram hospitalizados.
Na aldeia de Acolongonjo, comuna do Cuima, município da Caála, as chuvas, acompanhadas de fortes ventos, destruíram 24 casas, uma escola primária e um templo da Igreja Católica.
O período chuvoso do ano na província do Huambo dura aproximadamente nove meses, de 15 de Agosto a 15 de Maio.
Com uma área de 35.771 quilómetros quadrados e situada no Planalto Central de Angola, a província tem mais de dois milhões e 700 mil habitantes, distribuídos pelos municípios de Bailundo, Caála, Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Chinjenje, Ecunha, Huambo, Londuimbali, Longonjo, Mungo e Ucuma. ALH