Cuito - Deputados do círculo provincial do Bié inteiraram-se hoje (segunda-feira) da situação socioeconómica no município do Cuemba, com realce para o impacto do Plano Integrado de Intervenção no Municípios (PIIM) e o Programa de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza.
Os parlamentares visitaram as obras de construção do complexo residencial, que se enquadra no programa do Governo da Descentralização e Implementação das Autarquias, jango comunitário e o Instituto Médio Politécnico "Calvino Chingongo".
No final, o responsável da comitiva, o deputado Anastácio Severino Sambowe, salientou ser maior preocupação as obras das do complexo rsidencial, que estão paralisadas há dois anos.
Segundo o deputado, a empreitada, que terá 20 apartamentos, campo polidesportivo, edifício de apoio e lazer e uma zona técnica, é uma responsabilidade das estruturas centrais.
Disse ainda que outras obras em curso darão nova imagem à sede municipal assim como vão conferir maior dignidade ao poder tradicional, bem como a implementação de novos cursos técnicos.
Encorajou a administração municipal do Cuemba a continuar a trabalhar no sentido de resolver paulatinamente os problemas que afectam as populações.
Apelou igualmente a sociedade civil a trabalhar junto das comunidades, no sentido de se fazer um combate cerrado à vandalização de bens públicos.
Por seu turno, o administrador municipal do Cuemba, Baptista Canolossi Jambela Albino, solicitou ao grupo de deputados para advogar junto das estruturas centrais, de forma a se retomar as obras das autarquias, que se encontram a 40 porcento da sua execução física.
Anastácio Severino Sambowe fez-se acompanhar dos deputados Emília da Conceição Panjimba e Jeremias Kaunda Abílio. AS/PLB