Xangongo - Deputados do círculo provincial do Cunene avaliaram, esta quinta-feira, o estado de execução de alguns projectos enquadrados no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) em curso no município de Ombadja.
Trata-se da reabilitação e extensão da rede eléctrica, requalificação da vala de drenagem, requalificação dos passeios e lancis, asfaltagem das ruas do projecto social do bairro Okaimo, localizados na comuna de Xangongo.
Já na comuna de Ombala yo Mungo, os parlamentares avaliaram o grau de execução da obra de construção de uma escola de 7 salas de aulas, complexo residencial para professores e enfermeiros e a reabilitação e extensão da rede eléctrica na sede de Ombala.
Na ocasião, o coordenador da comitiva, Ireno Nambalo, considerou de satisfatório o grau de execução e a qualidade dos projectos visitados, realçando que após conclusão trarão melhoria das condições de vida da população.
Realçou a necessidade da conclusão imediata de alguns projectos para que a população possa usufruir destes bens.
Ireno Nambalo considerou o PIIM um instrumento destinado a combater as assimetrias no interior e melhorar os serviços sociais a favor das populações.
Por seu turno, a administradora municipal de Ombadja, Elizeth Mwamelungi, solicitou maior advocacia dos deputados , a fim de ver solucionados as preocupações apresentadas pelas comunidades.
Com o valor global de dois mil milhões, 632 milhões, 334 mil 718 kwanzas, estão inscritos em Ombadja 19 projectos, dos quais 14 empreitadas, dois de serviços e três aquisições de materiais e equipamentos de saneamento básico.
Com um universo de 394 mil e 964 habitantes, o município de Ombadja, dista 98 quilómetros da cidade de Ondjiva e está dividido pelas comunas de Xangongo (sede), Humbe, Naulila, Mucope e Ombala yo Mungo. FI/LHE/VIC