Saurimo – O arcebispo da arquidiocese de Saurimo, Dom José Manuel Imbamba, apelou, esta sexta-feira, à contínua promoção da meritocracia nas instituições públicas e privadas, para a melhoria da qualidade dos serviços à população.
Discursando na abertura da 1ª Assembleia Regional das Escolas Católicas, no âmbito do ano jubilar, a ter lugar em 2025, Dom José Imbamba, considerou fundamental que "os quadros que mais se destacam nas instituições sejam justamente reconhecidos" com vista a promoção da qualidade e eficiência na prestação dos serviços.
Apelou à necessidade da elevação da cidadania, do patriotismo e da humanização nas instituições, com vista a consolidação da confiança dos cidadãos nas instituições.
Por outro lado, reiterou o compromisso da Igreja Católica em continuar a apoiar o Governo na formação religiosa e académica dos cidadãos, no âmbito das suas responsabilidades sociais.
Assegurou que a instituição religiosa trabalha na expansão das escolas católicas em zonas recônditas, para permitir que os cidadãos dos lugares rurais, num esforço conjunto com o Governo, tenham acesso gratuito ao ensino.
A arquidiocese de Saurimo controla 11 escolas. Nove em Saurimo e uma para os municípios do Cacolo e Dala, onde no presente ano lectivo matriculou 9.571 alunos, assegurados por 172 professores.
A Assembleia Regional da Escolas Católicas do Leste, que compreende as províncias da Lunda-Sul, Lunda-Norte e Moxico, vai abordar temas como a ética e deontologia e analisar o relatório diocesano. JW/HD