Oncócua – Vinte furos de água subterrânea serão abertos durante o II semestre deste ano, no município do Curoca, província do Cunene, com vista a melhorar o abastecimento de água à população.
Trata-se de 11 furos a serem construídos de raíz e nove por reabilitar, pelas empresas Water Wells e Hidro planalto, num período de seis meses, para beneficiar mais de 13 mil habitantes nas comunas de Oncócua e Chitado.
Com um orçamento global de 545 mil e 138 euros, o projecto é financiado no quadro do Projecto de Fortalecimento de Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional (FRESAN), visando garantir acesso melhorado de água às comunidades das zonas rurais.
O acto de lançamento das empreitadas denominada ”Meva Omwenho “ (água é vida), decorreu esta sexta-feira, nas localidades de Euyungo e Mufindo, em cerimónia presidida pelo administrador adjunto para a área social do Curoca, Miguel Tchitangua.
Na ocasião, o responsável realçou que a construção e recuperação de furos de água, é uma solução necessária porque vai resolver os problemas de escassez de água nas pequenas comunidades.
Miguel Tchitangua disse que por falta de sistemas de água, às populações dessas zonas, percorrem dezenas de quilómetros para encontrar pequenos poços que ainda conservam um pouco de água, resultante da chuva da época anterior.
Com uma superfície de sete mil e 998 quilómetros quadrados, o município do Curoca está dividido administrativamente por duas comunas e 25 aldeias, conta com 56 mil habitantes.FI/LHE/PA