Ondjiva – Um sismo de magnitude 4.6, na escala de Ritchter (classe moderada) registou-se segunda-feira no município da Cahama, província do Cunene, segundo a Divisão de Geofísica do Instituto Nacional de Meteorologia (INAMET).
Em nota enviada esta terça-feira à ANGOP, o INAMET refere que o abalo sísmico ocorreu por volta das 16:24 e teve o epicentro a 143 quilómetros a oeste da cidade de Ondjiva.
Em declaração à ANGOP, o professor Henriques Mário, que se encontrava a trabalhar na altura da ocorrência, referiu que apesar de durar apenas alguns segundos, foi um tremor notável, pois moveu alguns objectos como carteiras e secretárias.
Por sua vez, o munícipe Pedro Tyamba disse que o fenómeno causou susto à família, sublinhando que viram a mobília de casa e as chapas que cobrem a residência a tremer.
Realçou que soube pelos órgãos de comunicação social que se tratava de um sismo apenas no período nocturno.
Dados disponíveis indicam que o fenómeno não causou danos humanos ou materiais na circunscrição.
Sismo é um tremor ou abalo de terra que se produz por causas internas, classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 21.2) muito pequeno (2.0-2.9), pequeno (3.0-3.9), ligeiro (4.0-4.9), moderado (5.0-5.9), forte (6.0-6.9), grande 7.0-7.9), importante (8.0-8.9), excepcional (9.0-9.9) e o extremo (superior a 10).FI/LHE/MCN