Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Cuemba volta a estar iluminado três meses depois

     Sociedade              
  • Bié • Terça, 18 Fevereiro de 2025 | 09h25
Bié: Centro da cidade do Cuemba
Bié: Centro da cidade do Cuemba
DR

Cuemba – O município do Cuemba, na província do Bié, voltou a beneficiar de corrente eléctrica, três meses depois, com a instalação, esta segunda-feira, de um novo grupo gerador de mil KVA.

O equipamento foi adquirido pelo Governo da província, em parceria com a Administração Local do Estado.

Desde Novembro que a população desta região, que dista a 162 quilómetros a Leste da cidade do Cuito, estava privada deste bem, devido à avaria no sistema de bombagem da central térmica, deixando às escuras quer residências quer estabelecimentos públicos e privados.

A central térmica da sede municipal do Cuemba, com capacidade de mil e 50 megawatts, foi entregue às populações locais há mais de dois anos, abrangendo acima de 900 ligações domiciliares e 600 postes de iluminação pública, incluindo fornecimento as diversas instituições públicas e privadas.

O Governo da Província do Bié em parceria com o Ministério da Energia e Águas prevê, ainda para este ano, começar com as obras da instalação de uma central fotovoltaica no Cuemba, com 16 mil painéis solares, tendo uma capacidade de 17 megawatts, visando fornecer energia para mais de cinco mil ligações domiciliares.

O Cuemba tem mais de 72 mil habitantes, na sua maioria camponeses. JEC/PLB





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+