Sumbe - Dom Fernando Francisco foi ordenado, este domingo, bispo auxiliar de Luanda, durante uma missa episcopal celebrada na cidade do Sumbe, província do Cuanza Sul, sob orientação do arcebispo emérito do Lubango, Dom Zacarias Kamuenho.
A missa, realizada na Terra Santa da Sé Catedral do Sumbe, contou com a presença de mais de oito mil fiéis representantes de todas as províncias e dos bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST).
Dom Fernando Francisco foi nomeado em Outubro de 2021 pelo Papa Francisco e diante da multidão de fiéis católicos disse ter aceite a nomeação em obediência à religião e porque não pretendia estar em contradição com a sua consciência.
“Agradeço ao chefe máximo da Igreja Católica pela confiança depositada”, disse o prelado, sublinhando que o projecto Ojango Cristão sobre o qual se desenvolveu a vida pastoral foi importante para a sua afirmação.
O programa começou om a leitura pública do mandato apostólico perancte os bispos ordenantes, seguindo-se os restantes passos do ritual, com destaque para a entrega das insígnias, do anel, mitra, da cruz peitoral e do báculo.
Na homilia de circunstância, Dom Zacarias Kamuenho disse ao novo bispo auxiliar de Luanda que o mais importante é trabalhar com respeito e responsabilidade para unificar a Igreja Católica e fazer chegar a palavra de Deus a todas as famílias.
Recomendou maior humildade e dedicação, de modo a servir melhor na casa de Deus e apelou aos fiéis para observarem sempre as medidas de biossegurança contra a Covid-19.
Quem é Dom Fernando Francisco?
Nomeado pelo Papa Francisco, a 28 de Outubro de 2021, Dom Fernando Francisco nasceu na localidade de Lengue do Galo, município do Seles, no Cuanza Sul, há 10 de Maio de 1960.
Fez os cursos de filosofia no Seminário de Luanda, teologia no Huambo e o seu tirocínio na Universidade Católica Portuguesa.
Foi ordenado diácono a 9 de Fevereiro de 1991, presbítero, em 1992, tendo igualmente exercido as funções de professor no Propedêutico.
Dom Fernando Francisco é doutorado em dogmática pela Universidade Urbaniana de Roma, Itália.
O prelado é o quarto bispo natural do Cuanza Sul e, até a data da sua nomeação como bispo auxiliar de Luanda, era vigário-geral da diocese do Sumbe