Dondo – Bens alimentares, chapas de zinco e material de biossegurança foram distribuídos hoje (quarta-feira) aos sinistrados das chuvas na cidade do Dondo, município de Cambambe, Cuanza Norte.
Os bens foram fornecidos pela Comissão Nacional de Protecção Civil e o Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, que já enviaram para o Dondo cinco camiões de mercadorias.
A directora municipal da Acção Social, Família e Igualdade do Género, Laurinda Elisa, disse a ANGOP que até ao momento foram cadastradas e estão a receber apoio mil 700 famílias, num total de oito mil 590 pessoas afectadas pela chuva, na madrugada de sábado último.
As famílias sinistradas regozijaram-se com a assistência, porque vai minimizar a situação em que se encontram, uma vez que perderam todos os seus haveres.
Carlos Manuel, um dos sinistrados, disse que muitas famílias estão com receio de voltar a casa, por medo de novas inundações, e apelou ao Governo maior celeridade na distribuição de terrenos em zonas seguras para construção.
O governador do Cuanza Norte, Adriano Mendes de Carvalho, que presenciou a entrega dos bens, pediu transparência e responsabilidade aos responsáveis comunitários encarregues da distribuição dos apoios.
Muitas das famílias afectadas já regressaram as suas residências, outras estão com familiares ou arrendaram casas, enquanto algumas permanecem ao relento por não terem onde ficar.
A chuva que caiu sobre a cidade do Dondo, na madrugada de sábado, provocou a inundação e a destruição de muitas residências.
A chuva provocou também a destruição de várias infra-estruturas públicas e privadas e deixou a cidade do Dondo privada de energia eléctrica e água potável.