Ndalatando – Cento e trinta e três minas anti-pessoais, nove anti- tanque e vinte e seis mil e quinhentos engenhos não detonados foram removidas pelo Instituto Nacional de Desminagem (INAD), na província do Cuanza Norte, desde 2012.
Segundo responsável do Departamento Provincial de Desminagem do Cuanza Norte, Garcia Numa, este trabalho permitiu a desminagem de 17 áreas e a reabilitação da fábrica têxtil Comandante Bula, ex-Satec, em Cambambe.
Garcia Numa, que falava a propósito de mais um aniversário da instituição, informou que o trabalho do INAD fez com que as localidades da Novueira e do Zanga se vissem igualmente livres de minas, daí que será construída a Escola Regional da Administração do Estado.
Desde 2012, o Departamento Provincial do INAD já sensibilizou 51 mil 43 cidadãos sobre os riscos de minas, informado e aconselhando-os a não tocar em objectos estranhos, sejam eles de plástico, borracha ou metal, porque pode ser uma bomba ou uma mina.
Estas campanhas, acrescentou, têm permitido a identificação e remoção de vários engenhos explosivos.
Em relação à situação actual da província em termos de áreas minadas, disse que um estudo está a ser realizado pela Comissão Nacional Intersectorial de Desminagem e Assistência Humanitária.
" A província tinha contabilizadas 125 áreas suspeitas de minas, mas este dado está a ser actualizado porque há zonas não activas, onde não há mais nenhum risco", asseverou.
O INAD, continuou, trabalha também desde Outubro de 2020, no projecto de desenvolvimento institucional do sector das águas para ampliar a rede de distribuição à cidade de Ndalatando, com trabalhos de desminagem do troço onde se vai implementar o programa.
O INAD foi instituído a 5 de Fevereiro de 1995, mas o seu aniversario celebra-se a seis de Março, altura em que foi publicada a sua existência em Diário da República.
Desde a criação, de 1995 até 2005, a instituição denominava-se Instituto Nacional de Remoção de Obstáculos e Engenhos Explosivos. O departamento provincial do INAD existe desde 2012 e conta com 25 efectivos.
Hoje, no âmbito do seu aniversário, a instituição doou sangue ao Hospital Materno Infantil do Cazengo, em Ndalatando.