Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Minint reafirma aposta na reabilitação dos reclusos

     Sociedade              
  • Cuanza Norte • Sábado, 20 Março de 2021 | 13h08

Ndalatando – O delegado do Ministério do Interior (Minint) na província do Cuanza Norte, comissário António Neto, reafirmou hoje, em Ndalatando, a contínua aposta na reabilitação e ressocialização dos cidadãos em conflitos com a lei, internados nos estabelecimentos prisionais.

O responsável, que reiterou o facto quando intervinha no acto provincial alusivo ao 42º aniversário do Serviço Penitenciário, referiu que, fruto desta aposta, o Governo está a implementar políticas legislativas e de construção, reabilitação e ampliação de infra-estruturas penitenciarias.

Nesse particular, destacou as acções do Executivo que visam melhorara as condições de habitabilidade da população penal, através das quais Cuanza Norte  foi contemplada com a construção de um estabelecimento prisional de segurança máxima, o que vai permitir resolver o problema de superlotação da actual unidade prisional.

O estabelecimento prisional construído em 1969, concebido para albergar 226 reclusos, conta actualmente com 528 reclusos, sendo 335 condenados e 193 detidos.

No entanto, António Neto reconheceu que a reabilitação e ressocialização dos detidos não é apenas uma tarefa do Serviço Penitenciário, solicitando o envolvimento da sociedade e demais organismos especializados na manutenção do equilíbrio social do homem.

Para si, o ideal de humanização, seguido pelo Serviço Penitenciário, deve estar presente na sociedade, através da protecção do bem vida  e do património público e privado, bem como o respeito pela diferença.

No que se refere a ressocialização dos reclusos, o director do Estabelecimento Penitenciário local, Luis da Costa Dias, disse que 62 presidiários estão enquadrados no trabalho socialmente útil e 114 estão a receber aulas da 1ª a 9ª classes.

Durante o acto, registou-se igualmente a imposição de patentes a 30 efectivos do órgão, recentemente promovidos aos escalões de agentes prisionais de primeira classe e subchefes de 2ª e 3ª classes.

Mésica e danças marcaram ainda o acto comemorativo dos 42 anos de existência da instituição que decorreu sob o lema “Serviço Penitenciário, 42 anos firmes na concretização do binómio reabilitação-produção”.





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+