Ndalatando - O governador da província do Cuanza Norte, Adriano Mendes de Carvalho, apelou hoje aos jovens a dedicarem-se à formação profissional e à contribuírem para a manutenção da paz social.
Adriano Mendes de Carvalho pediu aos jovens colaboração e os aconselhou a primar pelo respeito às pessoas e às instituições do Estado.
Falando num encontro de auscultação com a juventude na província, aconselhou-os a empenharem-se mais no trabalho com vista à concretização dos seus objectivos.
Durante a reunião, foram apresentadas ao governador preocupações relativas à falta de emprego, habitação, financiamento ao empreendedorismo, formação técnico-profissional e académica.
O presidente do Conselho Provincial da Juventude (CPJ), Anselmo Taveira José, solicitou ao governo maior proximidade, proactividade e conjugação de esforços para a resolução dos problemas que os aflige.
Referiu que o Fórum Nacional da Juventude, realizado em 2016, fez um conjunto de recomendações, cuja implementação proporcionaria maior espaço à juventude de participação no desenvolvimento social e económico do país e consequentemente melhoria na qualidade de vida.
As propostas da juventude apresentadas no fórum em 2016 baseavam-se em dez eixos: emprego e formação profissional, ensino e educação, habitação, saúde, assim como infra-estruturas básicas.
Noé António, da organização Juventude Patriótica de Angola, sublinhou que o governo deve adoptar políticas inclusivas, proporcionando mais informação aos jovens sobre os programas e projectos locais.