Governador destaca importância do projecto de autoconstrução dirigida

     Sociedade              
  • Cuanza Norte • Sexta, 28 Maio de 2021 | 10h17

Ndalatando - O governador da província do Cuanza Norte, Adriano Mendes de Carvalho, apontou hoje, sexta-feira, a conclusão do projecto de autoconstrução dirigida em edificação na localidade de Km 11, como alternativa à expansão e descongestionamento da cidade de Ndalatando, capital da província.

O projecto, localizado a 11 quilómetros de Ndalatando, está a ser erguido numa área de 262, 32 hectares, para mais de três mil lotes. Conta com 700 parcelas de terra loteadas, das quais 495 foram já distribuídas.

No local, estão a ser preparados, inicialmente, 2.940 lotes, sendo 860 na primeira fase, 1.100 na segunda e 980 na terceira.

Contempla uma parcela de 187,5 metros quadrados (12,5x15 metros) por família, ao custo de 140 mil e 370 kwanzas, a ser liquidado num prazo de 18 meses (cerca de oito mil Kz/mês).

Para além do contrato-promessa, os beneficiários são contemplados, no acto de entrega, com a declaração de posse do terreno, licença de construção, croquis de localização e planta da casa-modelo.

Adriano Mendes de Carvalho fez tal afirmação no acto de homenagem a algumas individualidades da vida pública e privada locais, pelo seu contributo para o desenvolvimento do Cazengo, município-sede da província.

A cidade de Ndalatando, inicialmente concebida para pouco menos de 20 mil habitantes, acolhe, actualmente, 262 mil residentes, facto que, para o governador, está a criar “muitos problemas” estruturais, sobretudo no domínio do fornecimento de água potável.

"Dos anos 60 a 70, o índice populacional aqui era baixíssimo, hoje em dia é muito mais alto. O Cazengo cresceu, a cidade já não suporta", frisou.

O governador considerou o projecto habitacional do “Km11” uma alternativa para os jovens, enquanto se aguarda pela conclusão da Centralidade de Ndalatando, cujas obras se iniciaram há mais de seis anos.

Apontou o facto de estar localizada numa zona plana e nobre, junto à Estrada Nacional 230, sem riscos de inundações e com serviços básicos como energia eléctrica e água potável disponíveis entre as principais vantagens da nova zona residencial.

Apelou aos cidadãos para aderirem ao projecto que constitui uma extensão da cidade de Ndalatando, evitando-se, deste modo, a construção em zonas de risco, como cursos de água, esgotos, montanhas e declives.

O loteamento do KM 11 conta já com água potável fornecida por um furo artesiano instalado no local, energia eléctrica da rede pública e arruamentos.

Está ainda projectada a construção de um posto policial, escola primária, infantário, igreja, posto de saúde, bombeiros, área comercial e de infra-estruturas de recreação e desportivas.

O projecto, que conta já com mais de 100 casas em construção, possui 12 residências-modelo já concluídas, de diferentes tipologias.

O novo bairro constitui o primeiro projecto urbanístico do género a ser implantado no Cuanza Norte, desde a proclamação da Independência Nacional, a 11 de Novembro de 1975.

A cerimónia de homenagem, orientada pelo administrador da circunscrição, Malundo Catessamo, inseriu-se no programa das comemorações do 65.º aniversário da cidade de Ndalatando, que se assinala hoje (28 de Maio).

Visou, também, reconhecer os feitos e dedicação de algumas individualidades da vida pública e privada locais, pelo seu contributo para o desenvolvimento do Cazengo, município-sede da província.

Malundo Catessamo considerou o acto um gesto que visa estimular a participação activa dos munícipes nas acções que visam o crescimento e o desenvolvimento do município.

Ndalatando, capital da província do Cuanza Norte, celebra, nesta sexta-feira, 65 anos, desde que foi elevada à categoria de cidade, a 28 de Maio de 1956.

Para comemorar as festas da cidade, está a ser cumprido um programa de actividades culturais e patrióticas, sob os auspícios da Administração do Município de Cazengo.

Em função das restrições impostas pela Covid-19, a comemoração do 65.º aniversário de Ndalatando está a ser feita simbolicamente.

Anteriormente denominada Vila Salazar, em homenagem ao então presidente do Conselho de Ministros Português, António de Oliveira Salazar, Ndalatando ascendeu à categoria de cidade através do Diploma Legislativo - 2.757, do Boletim Oficial do então Governo português em Angola, datado de 28 de Maio de 1956.

Fontes históricas indicam que a actual denominação Ndalatando resulta da fusão do nome de um líder tradicional Ndala e do seu filho Ntandu, que habitaram a região antes da chegada dos portugueses em Angola, nomenclatura alterada pelo poder colonial e retomada após o alcance da independência nacional, a 11 de Novembro de 1975.

A cidade é habitada por 168.832 populares, dos 171.743 habitantes que compõem o município de Cazengo, segundo dados do Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH), realizado em 2014.

 

 





Fotos em destaque

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h04

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h01

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h54

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h50

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h45

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h41

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h37

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h34


Notícias de Interesse

Enfermeiras detidas por desviou de fármacos no Cunene

 Domingo, 22 Setembro de 2024 | 16h41

Agentes comunitários beneficiam de subsídios

 Domingo, 22 Setembro de 2024 | 16h38

Detido técnico do Censo por fraude em Caluquembe

 Domingo, 22 Setembro de 2024 | 16h37

Taça CAF: Bravos do Maquis apura-se para a fase de grupos

 Domingo, 22 Setembro de 2024 | 16h31

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+