Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Cuanza Norte: Federação exige habitação para professores nas zonas rurais

     Sociedade              
  • Cuanza Norte • Quarta, 01 Setembro de 2021 | 15h55

Ndalatando - A Federação dos Sindicatos de Trabalhadores da Educação, Cultura, Desporto e Comunicação Social (FSTECDSA) defende a inclusão de habitações para professores, nos projectos de construção de escolas, no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Segundo a Federação, num caderno reivindicativo, a inclusão destas infra-estruturas evitaria a fuga ou reclamações de professores, colocados em zonas rurais.

O caderno reivindicativo, apresentado hoje (quarta-feira), em conferência de imprensa, em Ndalatando, capital da província, foi remetido ao Ministério da Educação, em Agosto deste ano.     

Para a Federação, tem sido recorrente a construção de escolas sem se ter em conta a acomodação dos professores e sem abertura de furos de água, sobretudo, nas zonas rurais.

A FSTECDSA considera que a falta de furos de água agudiza a situação de precariedade das escolas.

Os sindicalistas solicitam, igualmente, o desagravamento do Imposto sobre o Rendimento de Trabalho (IRT), assim como a promoção dos agentes de educação na carreira, em função do tempo de serviço.

Consta também no caderno reivindicativo, a conclusão do processo de nomeação em cargos de direcção e chefia, nas instituições escolares públicas e consequente remuneração.

Pretendem também a prorrogação do prazo de formação de professores auxiliares do ensino primário até 2025, em função da Covid-19.

A federação exige ainda o pagamento dos salários de Janeiro e Fevereiro de 2019 a 40 professores  e de Fevereiro deste ano aos funcionários da Direcção Municipal da Educação de Ambaca, incluindo docentes.

De acordo com o presidente da FSTECDSA no Cuanza Norte, Zacarias Queta, essa situação já está a ser tratada com o Ministério da Educação.

A represenção da Federação dos Sindicatos de Trabalhadores da Educação, Cultura, Desporto e Comunicação Social na província do Cuanza Norte foi instituida em Maio de 2001. Congrega actualmente 1050 membros

 

 

 





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Grupos carnavalescos aprimoram estratégias de danças

 Quinta, 27 Fevereiro de 2025 | 19h31

OMS regista redução de casos de dracunculose no Cunene

 Quinta, 27 Fevereiro de 2025 | 19h11

Línguas nacionais serão inseridas no sistema de ensino

 Quinta, 27 Fevereiro de 2025 | 18h54

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+