Menongue – Um Centro de Acção Social Integrado (CASI), o terceiro do género na província do Cuando Cubango, foi inaugurado hoje, quarta-feira, na cidade de Menongue, pela ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto.
Trata-se de uma infra-estrutura enquadrada no âmbito da municipalização da Acção Social que vem responder as necessidades correntes da população, como questões ligadas a comissão de moradores, serviços de registo e identificação, transferências sociais monetárias “Kwenda”, sala de aconselhamento familiar e atendimento a casos de violência doméstica.
O empreendimento, construído no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP), orçou em mais de 95 milhões de kwanzas e conta com oito compartimentos, com destaque para duas salas de atendimento, reuniões e de apoio às comissões de moradores, recepção, uma copa e arquivo.
O terceiro empreendimento do género a nível da província, sendo dois em Menongue e um no município do Cuito Cuanavale, vai permitir o acesso rápido da população vulnerável aos serviços sociais básicos
Em declarações à imprensa, no final da sua jornada de trabalho de dois dias à província do Cuando Cubango, a ministra Ana Paula do Sacramento Neto disse que consta das prioridades do Executivo a implementação de centros em todos os municípios da província, mas a prioridade será de acordo com as necessidades e as disponibilidades financeiras.
A governante fez saber que o Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP) na província do Cuando Cubango beneficiou, em 2022, mais de 100 famílias vulneráveis, com um valor global de mais de três mil milhões de kwanzas.
A titular do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher disse que, do conjunto de acções realizadas no Cuando Cubango, a equipa fez uma avaliação positiva da implementação do PIDLCP nos nove municípios.
“ Vamos procurar fazer mais e melhor com as verbas que temos recebido. Foi feita uma correcção sobre a forma de introdução de dados relacionados à merenda escolar para ter uma percepção real do número de escolas existentes, alunos matriculados e a quantidade de crianças beneficiadas no programa de merenda escolar e o que se deve fazer para melhorá-la", explicou.
A ministra visitou o centro de assistência à pessoa idosa denominado Cambinda Kalilo, em Menongue, capital do Cuando Cubango, onde estão internados 28 idosos, tendo deixado palavras de conforto e oferecido alguns meios electrónicos e alimentícios.
A ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, deslocou-se já à província do Bié, onde vai trabalhar durante dois dias.MSM/JSV/PLB