Menongue - Pelo menos 166 alunos da 7ª e 9ª classes, do Complexo Escolar 1 de Maio n 96, em Menongue, no Cuando Cubango, participaram hoje, terça-feira, de uma palestra sobre gravidez e casamento precoce, no âmbito do encerramento das jornadas dos 16 dias de activismo.
A palestrante, Angelina Kuvingua, funcionária do referido gabinete da Acção Social Famílias e Igualdade de Género, alertou as adolescentes no sentido de procurarem saber do seu ciclo menstrual, para se evitar a gravidez precoce.
Aconselhou ainda os alunos a dedicarem-se aos estudos, para a preservação do seu futuro.
Na sua intervenção, o chefe de Departamento da Acção Social, Eugênio Bundi, destacou o objectivo dos 16 dias do activismo, sobretudo no combate participativo contra a violência doméstica.
Indicou que, durante a campanha de 16 dias de activismo, que se iniciou no dia 20 do mês de Novembro, realizaram-se nove palestras com diversos temas, dirigidas a várias instituições estatais.
De referir que o Gabinete da Acção Social, Família e Igualdade de Género no Cuando Cubango registou, desde o início deste ano, através da Sala de Aconselhamento de Menongue, 15 casos de gravidez precoce. ALK/FF/PLB