Seles - As crianças da localidade da Caiba, município do Seles, província do Cuanza-Sul, pediram, esta segunda-feira, ao Governo local mais proteção e melhores cuidados de saúde.
As crianças fizeram esse pedido durante o Natal solidário, realizado naquela localidade, na presença da vice-governadora para o sector Político, Social e Económico, Emília Tchinawalile.
Numa mensagem lida no evento, consideraram que a protecção ajudará os petizes a escaparem todo o tipo de violência e obterem um crescimento saudável.
“Queremos que o governo reforce as campanhas de sensibilização a favor da criança e que à luz dos 11 compromissos, se cumpra efectivamente, para o bem-estar de toda criança na província”, solicitaram.
Defenderam a necessidade do governo continuar a trabalhar para que a criança, nas aldeias, nos bairros e nas cidades tenha acesso às vacinas de rotinas, alimentação equilibrada, acompanhamento médico e exames clínicos.
Por seu turno, a vice-governadora Emília Tchinawalile reconheceu que o Governo provincial tem muito que fazer na vertente de execução de políticas previstas nos 11 compromissos da criança.
“A criança é o elemento mais precioso da família, daí que temos de executar programas que elevam a esperança de vida ao nascer com segurança alimentar e nutricional e de nascimento, educação da primeira infância, justiça juvenil prevenção, tratamento e a redução do impacto do VIH/Sida nas famílias”, referiu.
Apelou às famílias para estarem unidas, gentis e mais amorosos, para que o Natal sirva para partilha de momentos de paz, amor e esperança.
O evento contou com 300 crianças dos 12 municípios da província do Cuanza-Sul. Cij/LC/ALH