Luanda – Cinquenta crianças internadas no Hospital Materno Infantil Mãe Jacinta Paulino, no município de Viana, festejaram esta quinta-feira antecipadamente o natal, com recreação e recepção de brindes, num evento promovido pelo Projecto Minha Banda.
Na presença do administrador municipal de Viana, Demétrio de Sepúlveda, além de brincarem e cantarem com o músico Príncipe Ouro Negro, os petizes internados, e outros de consultas externas, receberam brinquedos e lanches.
A agremiação, que realiza este evento anual pela segunda vez, em parceria com a Administração Municipal de Viana, entregou ainda produtos diversos ao hospital, entre os quais arroz, massa e óleo alimentar, fuba de milho, feijão, papel higiénico e sabão.
Segundo a directora do Projecto Minha Banda, Mariana Manuel, que falava à imprensa, o objectivo do evento é o de solidarizar-se com as crianças enfermas e ajudá-las a ter momentos de alegrias nesta quadra festiva, apesar da doença que as assola.
“ Nós trouxemos mais de quatrocentos brindes para as crianças internadas e as que fazem consultas externas, contendo brinquedos e frutas, doces, bolachas e sumos, bem como cestas básicas, para fazer com que os menores tenham um natal especial, assumindo assim o compromisso que a associação tem com o hospital há um ano”, asseverou.
A directora-geral do hospital, Elsa Ambrósio, agradeceu a associação pela iniciativa de proporcionar momentos de festa, pois entende que uma criança acometida com qualquer patologia precisa de carinho e recreação.
Na ocasião, a responsável fez saber que a unidade hospitalar regista uma media de atendimento de 500 e 600 pacientes por dia, uma demanda que tem sido atendida, com o universo de 216 técnicos, dentre os quais 18 médicos.
Por sua vez, o administrador municipal de Viana, Demétrio de Sepúlveda considerou de extrema importância as iniciativas da sociedade civil, como do Projecto Minha Banda, para com a comunidade, em parceria com a administração.
“ A Minha Banda veio mais uma vez celebrar com as crianças internadas e as que fazem consultas externas o natal. A comunidade de Viana, o hospital e a administração agradecem a iniciativa”, indicou.
O Hospital Materno Infantil Mãe Jacinta Paulino, localizado no Luanda Sul, no município de Viana, tem capacidade para cinquenta 50 camas para internamento e presta serviços de maternidade e pediatria.AC