Dirico - Cinquenta crianças da comunidade Khoisan, residentes na aldeia do Mbandua, a 51 quilómetros da sede do município do Dirico, província do Cuando, conviveram, nesta quarta-feira, em natal antecipado, numa iniciativa do Fundo de Desenvolvimento Local (FAS).
Trata-se da primeira actividade de género realizada na circunscrição que, para além do almoço e os diferentes brindes, as crianças presentes receberam, igualmente, roupa usada.
Na ocasião, a assistente de desenvolvimento local do Cuando Cubango, Ana Odeth Caputo, disse que a actividade, de carácter solidário, enquadra-se nas comemorações do aniversário do FAS, assinalado no dia 28 de Outubro.
Afirmou que o objectivo foi de confraternizar-se com as crianças, proporcionando-lhes um natal diferente, ao mesmo tempo em que foram transmitidas mensagens de esperança, empatia e amor ao próximo.
Já o administrador adjunto do Dirico, Faustino Paulo, agradeceu o gesto, uma vez que não só simboliza a solidariedade, mas também o critério de maior inclusão dos grupos étnicos minoritários e outros em situação de vulnerabilidade.
Lembrou que, recentemente, no quadro das Transferências Sociais Monetárias "Kwenda, parte dos agregados familiares daquela circunscrição territorial beneficiou de um montante de 132 mil kwanzas, cada, como pagamento das quatro recorrências do programa.
Segundo o responsável, o valor chegou em boa altura e serviu para minimizar a carência, reduzindo os índices de fome e pobreza. MSM/ALK/PLB