Benguela - Duzentas e cinquenta crianças, que se encontram a receber assistência médica no Hospital Geral de Benguela, foram surpreendidas, esta sexta-feira, com um Natal Solidário promovido pela esposa do governador provincial.
Emília Gonçalves Nunes percorreu várias áreas da pediatria da maior unidade sanitária de Benguela e mimou os petizes com 250 lanches e igual número de brinquedos, bem como proferiu algumas palavras de conforto.
Segundo Emília Nunes, a iniciativa tem um grande simbolismo porque Dezembro é Natal, é Dia da Família.
"Para mim, como cristã e católica, o Natal tem um significado muito forte de amor, partilha e solidariedade. Dentro deste espírito, ocorreu-me escolher a pediatria para essa missão", referiu.
Na mesma senda, disse que procura partilhar um pouco deste amor natalino e dar um sorriso a estas crianças.
Emília Nunes afirmou que saiu da pediatria com o "coração cheio de alegria", por conseguir arrancar sorrisos dessas crianças num momento particularmente difícil das suas vidas.
"Para mim, como cristã, o amor é mais importante do que qualquer coisa material. Esses pequeninos estão fragilizados, daí as nossas palavras de conforto também dirigidas para as mães", disse a esposa do governador.
Por outro lado, exortou maior responsabilidade às mães, pois, muitas crianças chegam a um estado grave de saúde também devido a alguma negligência destas.
Para o responsável da pediatria, Luís Vieira, o gesto foi bastante oportuno, tendo em conta a situação desses menores e a data em que ocorre.
"Essas crianças necessitam do apoio constante da sociedade, de amor, calor e carinho", enfatizou.
Na ocasião, apontou a má nutrição e a malária como as principais patologias registadas naquela unidade, bem como alguns casos de pneumonia e tuberculose.
Luís Vieira informou que, a nível da pediatria, estão actualmente internadas 137 crianças, sendo 35 por má nutrição e 26 por malaria.
A média diária de internamentos é de quatro (4) crianças por malária e cinco (5) por má nutrição, para além de outras situações. CRB