Adis Abeba–O Grupo local da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), na Etiópia, criou, este sábado, a Associação de Lusofalantes.
Dentre os objectivos da nova organização, cujo núcleo dinamizador foi apresentado, igualmente, hoje, constam a criação e desenvolvimento de uma rede de contactos entre cidadãos etíopes e não só que possuem o domínio do idioma português e a promoção do conhecimento das culturas e da diversidade dos Estados Membros da CPLP, através de cursos de língua portuguesa e outras actividades lúdico-culturais.
Proporcionar ocasiões de convívio para praticar a conversação na referida língua e alargar as oportunidades que advém de tais contactos constitui, igualmente, objectivos da associação que pretende ser um parceiro privilegiado no planeamento e execução de actividades do Grupo da CPLP na Etiópia e de cada uma das missões diplomáticas.
O acto de proclamação da organização ocorreu durante um almoço/convívio da comunidade lusófona na Etiópia, inserido no programa comemorativo do “5 de Maio”, Dia Mundial da Língua Portuguesa, gizado pelo Grupo da CPLP neste país da África oriental.
O programa prevê ainda a realização de uma mesa redonda sobre a importância da língua portuguesa nas organizações internacionais, em especial na União Africana (UA), e a promoção de um seminário científico-prático sobre resolução de conflitos e processos de pacificação e reconciliação nacional.
O Grupo local da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é integrado por Angola (presidente em exercício), Brasil, Guiné-Bissau, Guiné- Equatorial, Moçambique e Portugal.