Mbanza Kongo – A circulação rodoviária entre os municípios do Kindege e Nzeto, na província do Zaire, está cortada desde o último fim-de-semana, devido à destruição pela chuva de uma manilha na localidade de Kimakuku.
A referida passagem hidráulica erguida há mais de duas décadas cedeu devido às fortes chuvas que se abatem sobre este município criado recentemente, no âmbito da nova Divisão Político-Administrativa do país.
O governador do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, que há dias constatou os estragos provocados pela chuva neste troço de aproximadamente 120 km, disse que tudo está a ser feito para a reposição da circulação entre os dois municípios.
Segundo o governador, ao longo do percurso desta estrada, que desde Novembro do ano transacto beneficia de obras de desmatação, poderão surgir outras situações, devido ao tempo que ficou sem intervenção.
Disse que após a desmatação seguir-se-ão os trabalhos de terraplenagem que vão até à aldeia de Quimaria, fronteiriça com o município do Bembe, província do Uíge.
Adriano Mendes de Carvalho pediu à população a manter-se à calma e que dentro de dias a situação será resolvida.
Para o empreiteiro Gomes Gabriel, da empresa TEA, já começaram a ser mobilizados os equipamentos e materiais no local para uma intervenção urgente.
Com uma população estimada em mais de 10 mil habitantes, o município do Kindege é potencialmente agrícola, sendo a mandioca, jinguba, banana, feijão, milho, batata inhame e citrinos os produtos mais produzidos. JL