Cacuaco – As cooperativas de recolha e reciclagem de lixo no município de Cacuaco, Norte de Luanda, apelaram, hoje (terça-feira), a criação de uma cadeia de valor dos resíduos sólidos, para permitir o aproveitamento da matéria-prima e a redução do impacto no meio ambiente.
O apelo deste grupo surge no decurso da palestra sob o tema “Gestão de Resíduos Sólidos”, realizado nesta terça-feira, em Cacuaco, pela Associação dos Jovens Catadores de Materiais Recicláveis (AJOCAMARC).
Em declarações à ANGOP, o secretário da AJOCAMARC, Adão Lourenço, considera que o surgimento da cadeia de valor dos resíduos sólidos facilita o descarte correcto do lixo, “um pormenor fundamental para evitar a poluição e a ameaça à vida selvagem e aos ecossistemas”.
“A reciclagem de resíduos sólidos gera consciência ecológica e uma visão de preocupação com o futuro das localidades”, enfatizou.
Outro dado importante, tem a ver com o facto de a gestão de resíduos sólidos diminuir a contaminação de alimentos, argumentou.
Os argumentos de Adão Lourenço são apoiados pelo presidente da Associação Comunidade Limpa, Paulo Da Fé, que acredita que a gestão de resíduos sólidos diminui a proliferação de vectores e doenças como o paludismo, febre-amarela, zika, chikungunya e leptospirose.
“A criação de uma cadeia de valores permite avaliação detalhada dos resíduos gerados por diversas actividades, sejam elas industriais, domésticas ou comerciais”, precisou.
Para si, ao compreender este factor, as organizações e os gestores ambientais podem tomar decisões sobre como lidar com estes materiais de forma sustentável.
A Direcção Municipal do Ambiente não possui dados sobre a quantidade de lixo produzido localmente, mas admite que os mercados da zona são os principais focos de resíduos sólidos em Cacuaco.
A título de exemplo, o maior mercado da região, o Kikolo, produz uma quantidade de lixo que pode variar entre 300 a 308 toneladas por mês, segundo dados avançados pela administração do espaço.
A palestra “Gestão de Resíduos Sólidos” foi dirigida à cooperativas ligadas ao sector, funcionários da Administração Municipal de Cacuaco, alunos e professores.
Em Cacuaco existem cinco cooperativas de recolha e reciclagem de lixo. DIF/DJ/SEC