Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Cooperativas recebem meios para catação de lixo

     Sociedade              
  • Luanda • Sábado, 05 Junho de 2021 | 17h46

Luanda- Cinco cooperativas criadas para a catação e recolha selectiva dos resíduos sólidos porta-a-porta, em zonas de difícil acesso, nos municípios de Viana e Talatona, receberam neste sábado do Governo da Província de Luanda (GPL) 28 veículos motorizados.

Os meios, de fabrico Chinês,  são compostos  por  minis compactadoras,  minis camiões cisternas,  moto-camião e  minis basculantes que vão garantir emprego para cinquenta  jovens do município de Talatona e mais de 100 em Viana .

Os beneficiários do município de Talatona, que receberam  14 veículos, vão intervir nos distritos do Camama e Benfica, praticando uma cobrança mensal  na ordem dos mil Kwanzas,  enquanto as três cooperativas de Viana,também com 14  veículos, vão recolher os residuos sólidos  das residências próximas da linha férrea, com uma cobrança semanal que vai de 50 a 200 Kwanzas.   
    
A  Governadora de Luanda, Joana Lina, que fez a entrega dos  meios no âmbito do  Dia  Nacional do Ambiente, que se  comemora  hoje, disse que o gesto enquadra-se no programa de resposta as  iniciativas  dos  jovens  que vão procurando  soluções de empregabilidade e  empreendedorismo.

A responsável disse que o processo vai  se estender a  todos os município, no quadro do sistema de limpeza pública e recolha de resíduos, logo que os demais  membros das cooperativas concorrentes  terminem a formação de sete dias para o manuseamento dos  meios atribuídos.

O administrador municipal de Viana, Manuel Pimentel ,  disse que existem cerca de 100 processos para a  constituição  de cooperativas que deverão intervir em outras  áreas do  município.

O município de Viana  foi divido por cinco quilómetros de  áreas de intervenção, para cada cooperativa, perfazendo um total de 15 quilómetros de área limpa nesta primeira fase.





Fotos em destaque

Projecto "Ilumina Angola" beneficia sete milhões de pessoas

Projecto "Ilumina Angola" beneficia sete milhões de pessoas

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 14h02


Notícias de Interesse

ANAVE cria consórcio nacional de frango no Huambo

 Sábado, 18 Janeiro de 2025 | 11h48

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+