Malanje- As Cooperativas Agrícolas Deolinda Rodrigues, Kiambata, Tuyeno e Banzola, dos municípios de Cacuso, Calandula, Kiwaba Nzoji e Quela beneficiaram hoje, de meios agrícolas, da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA), para o reforço da campanha agrícola 2024/2025.
Dos meios oferecidos, destaca-se 400 quilogramas de sementes de amendoim e igual de feijão, cinco motobombas e três motorizadas de três rodas cada, cujo gesto enquadra-se no âmbito de um projecto da instituição de apoio a produção, financiado pela Afrika-GGruperna.
Na ocasião, o assistente de Projectos da ADRA em Malanje, Martins Simões disse que com isso, pretende-se fortalecer a capacidade de produção dos camponeses, através da oferta de imputes agrícolas, micro-créditos e outros gestos, com prazos de reembolso de dois anos.
Apelou aos beneficiários no sentido de melhorarem a produção em termos de quantidade e qualidade, para além da expansão das áreas de cultivo.
Por sua vez, o administrador da comuna do Lombe, município de Cacuso, Hermenegildo Diogo considerou o gesto da ADRA como sendo nobre, porquanto vem estimular os camponeses a aumentar os níveis de produção e diversificar as culturas.
“Com os meios recebidos, sobretudo as motorizadas de três rodas, os produtores terão o processo de escoamento dos produtos do campo para a cidade mais fácil”, frisou.
Enquanto isso, os beneficiários mostraram-se satisfeitos e se comprometeram em aumentar e diversificar a produção, para além de que a transportação dos produtos ficará mais facilitada.
A par dos meios entregues às Cooperativas, quatro mulheres empreendedoras receberam micro-créditos no valor de 500 mil kwanzas para cada, com vista a promoção dos seus negócios e aumento da renda para o sustento das suas famílias.
Actualmente a ADRA em Malanje apoia três mil e 32 famílias de forma indirecta e directamente dois mil e 102 produtores afectos a Cooperativas e Associações de Camponeses dos municípios de Cacuso, Calandula, Kiwaba Nzoji e Quela. RM/NC/PBC