Icolo e Bengo - Um Consórcio de Jornalistas Empreendedores, do Icolo e Bengo, está a preparar várias acções que se esperam impactantes na vida dos cidadãos, nos domínios das artes, agricultura e o sector imobiliário, soube-se esta quinta-feira.
Em declarações à ANGOP, apois a pre-apresentação dos nove membros constituitivos, ao governo provincial do Icolo e Bengo, o director-geral da agremiação, Walter Cristóvão, afirmou que pretendem trabalhar com o governo local, visando o desenvolvimento de várias áreas.
Por exemplo, explicou, no quesito artes, pretendem desenvolver oficinas, em toda a extensão da província, com uma periodicidade mensal, reunindo em feras ou parques, músicos, fazedores do teatro, cinema, literatura, artes plásticas, jogos de dama ou de xadrez, para entreter e despertar aptidões das crianças, jovens e adultos do município visado.
"Na verdade queremos recuperar uma mística de a muitos anos, dos famosos sábados vermelhos, do tempo do socialismo que era uma coisa bonita. Estou lembrado de que eu esperava aquele sábado com muita ansiedade porque sabia que iria me divertir e aprender muito, aliás foi de lá que saiu a minha veia artística", recordou o produtor teatral.
Com efeito, disse, pretende-se transformar as crianças que, após o convívio escolar, fora dela, possam aprender uma série de artes e a serem melhores homens e mulheres, augurando um resultado positivo.
Vai se criar igualmente um prémio anual, de cultura e artes, que incluirá a distinção de teses de licenciatura, sendo que, os prémios serão atribuidos em meses diferentes para cada disciplina, como o teatro, o cinema, a dança a moda, entre outras.
Na agricultura, explicou, prevê-se incentivar a criação de hortas em quintais que sejam vastos, com o apoio de técnicos especializados, amandos do Consórcio e para o efeito, já existem sul-africanos disponíveis para começarem a ajudar a produção de soja e girassol.
Relativamente a habitação, o Consórcio vai firmar parcerias com o governo para que disponibilize terras para a construção de residências que serão comercializadas em modalidades a serem definidas.
A apresentação oficial do Consórcio de Jornalistas Empreendedores do Icolo e Bengo será no dia 21 de Maio do corrente ano. AJQ