Luena - A 25ª sessão do Conselho Provincial da Família no Moxico, realizada, esta sexta-feira, na vila do Lumeje Cameia, recomendou o fortalecimento do nível de literacia jurídica nas famílias.
Sob lema "Investir nas famílias e no alcance das metas dos objetivos de desenvolvimento sustentável", os 489 delegados participantes no certame recomendaram, principalmente, a promoção dos direitos e deveres no casamento e a união nesta instituição, considerada importante para o desenvolvimento da sociedade.
O reforço destes valores, segundo os participantes, poderá reduzir muitos conflitos que surgem nas famílias, principalmente de carácter conjugal, por falta de informação.
Ao intervir no encontro, o governador provincial, Ernesto Muangala, caracterizou a família como um espaço onde se forjam os projectos de vida, indispensáveis para a garantia da sobrevivência e protecção integral dos membros.
"A família possibilita que cada membro se constitua um sujeito autónomo, é um lugar indispensável para a garantia da sobrevivência e protecção integral dos filhos e demais membros.
"É na família onde se forjam os primeiros e definitivos projectos de vida e se transmite um conhecimento que mais do que informação ou ciências é um produto genuíno da experiência vivida pelos mais velhos", acrescentou o governante.
Por sua vez, ao dissertar "A consciencialização familiar sobre espaçamento reprodutivo com focos nos benefícios para a saúde", o pediatra Mário Tiago lamentou a fraca adesão aos serviços de planeamento familiar, na região, devido à forte influência de maus hábitos culturais nas comunidades.
Por seu turno, a chefe do departamento de Ciências e Tecnologia e Inovação do gabinete da Educação, Adelina Jeremias, apontou que o número de mulheres no sistema de ensino, sobretudo adolescente, tende a reduzir, devido à gravidez indesejada.
No tema "O fomento da paridade do gênero no acesso e conclusão da educação", refere ser necessário um estudo e campanhas de sensibilização, no intuito de acabar com este fenómeno na sociedade.
No final do encontro, foram eleitos cinco delegados à 25ª sessão do Conselho Nacional da Família, que se realiza na segunda quinzena do corrente mês, em Luanda. LTY/TC/YD