Saurimo - Os membros do Conselho Provincial de Auscultação da Comunidade na Lunda-Sul, recomendaram sexta-feira, rigor na execução do Orçamento Geral do Estado (OGE) 2025, aprovado para a província , visando a materialização dos projectos inscritos.
A recomendação veio expressa no comunicado final da terceira sessão ordinária do conselho, tendo os membros ,igualmente aconselhado o Governo a imprimir maior dinâmica nos programas de desenvolvimento local e combate à pobreza , prestando maior apoio ao fomento da agricultura familiar.
Recomendaram ainda a necessidade de se dinamizar, consolidar e ajustar o programa de produção e distribuição da merenda escolar, por ser contribuir no combate ao absentismo nas escolas.
Os membros acolheram com satisfação o projecto concebido de implementação denominado” Uma Sala de Aula, mais Educação nas Regedorias e Bairros”, consubstanciados na construção e extensão de pequenas unidades escolares nas comunidades.
Os conselheiros recomendaram também , o reforço da educação ambiental e a fiscalização dos preços, sobretudo dos produtos da cesta básica.
Durante a sessão, os membros foram informados sobre o Orçamento Geral do Estado 2025 para a província da Lunda-Sul,a preparação das festividades dos 50 anos da Independência de Angola, assim como a implementação do programa "uma sala de aula, mais educação nas regedorias e bairros".
Os membros avaliaram a execução do programa de Combate a pobreza, entre outras questões.MG/JW/HD