Luanda- Os vencedores da 1ª edição do Prémio Nacional da Juventude, nas categorias da educação, cultura, desporto, empreendedorismo e associativismo, foram anunciados, nesta segunda- feira, pela comissão do concurso.
Na categoria de Ensino, Investigação e Extensão venceu o jovem Chiamba Canivete, da província de Luanda, na de Empresariado Juvenil, Eduardo Cunonoca Francisco, do Cuando Cubango, e na de Superação, Solidariedade na Comunidade, a Brigada Jovens Solidários, Lunda Norte.
Já nas categorias de Cultura e Arte, Invenção e Inovação e Excelência no Desporto, os prémios foram atribuídos para a Associação de Dança Centro Geodésico de Angola, do Bié, Tecoa Pedro, de Luanda, e a Associação da Modalidade de Mão Boll, de Luanda, respectivamente.
Para a categoria de Empreendedorismo Juvenil foi galardoado Kalunga Mpiaza Baptista, de Luanda, enquanto para o Associativismo e Voluntariado Juvenil o prémio foi atribuído a Organização Grémio Juvenil de Angola (GREJA).
O vencedor de cada categoria será contemplado com um certificado de honra, estatueta e um cheque no valor de 1 milhão e 500 mil kwanzas, numa gala marcado para o dia 29 do corrente mês.
A presidente da mesa de júri do concurso, Kanguimbo Ananaz, que presidiu a cerimónia, destacou o potencial dos jovens, a julgar pelos trabalhos apresentados que superaram as expectativas.
“Num universo de cerca de 300 candidaturas, de jovens de 15 aos 35 anos, 271 foram válidas”, salientou.
Aconselhou os jovens a agregarem valores no seio das famílias e a apostarem cada vez mais no conhecimento, para que os projectos possam ser melhor encaminhados.
O prémio, realizado anualmente pelo Ministério da Juventude e Desporto (MINJUD) com o objectivo de premiar as pessoas colectivas e singulares juvenis, foi criado com o intuito de reconhecer os feitos da juventude, valorizar o mérito, excelência e resiliência dos jovens.