Uíge - Uma conferência regional sobre consulta pública da lista onomástica de Angola decorre desde hoje, segunda-feira, na cidade do Uíge, numa iniciativa da delegação da Justiça e dos Direitos Humanos.
O encontro, que decorre até sexta-feira, na sede capital da província do Uíge, junta oficiais de justiça das províncias do Uíge, Malanje, Cuanza-Norte, Bengo e Zaire.
O encontro está a ser orientado pelos consultores da lista onomástica
Na abertura do encontro, a delegada da Justiça e dos Direitos Humanos no Uíge, Verónica Mbala Lima, destacou a importância do evento, justificando trazer a lista onomástica angolana um valioso instrumento para catalogar as ideologias, transformações dos novos grupos, contribuindo, desse modo, para a preservação dos nomes históricos da cultura angolana.
Ao intervir no acto, o consultor da lista onomástica angolana, Lupene Almeida, disse que que a lista onomástica visa responder à demanda sobre a atribuição dos nomes próprios, quer os admissíveis como os não admissíveis.
Muitas vezes, os pais querem atribuir o nome ao filho, mas encontram dificuldades da parte dos técnicos da delegação de Justiça", referiu. NM/JAR