Luanda – Mil 138 projectos ligados ao Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), dos 2.358 elegíveis em todo o país, foram concluídos e 565 apresentam um nível de execução física superior a 70 por cento.
A informação foi avançada, esta segunda-feira, pelo coordenador nacional do PIIM, Márcio Daniel, à margem da VI reunião ordinária, orientada pelo Ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano.
Durante o encontro, que apreciou, entre outros temas, o nível de progresso físico e financeiro das obras no decurso de 2023, do conjunto de 2.584 projectos elegíveis, 2.305 apresentam um nível de execução financeira considerável.
De acordo com o coordenador, as obras dos sectores saúde, educação e relacionadas com as vias de comunicação e saneamento básico são as que apresentam avanços significativos.
Quanto ao sector da Saúde, frisou que o PIIM tem impactado na vida dos cidadãos com entrada em funcionamento 332 de unidades que reforçam os cuidados primários. Acrescentou que estas infraestruturas permitiram a entrada em funcionamento de cerca de 3 mil 300 novas camas.
Esclareceu que a nível do sector da educação, o plano concluiu mais de 267 novas escolas de 12 e sete salas de aula.
Avançou que no domínio vias de comunicação, o PIIM conclui a terraplanagem de 712 quilómetros, a asfaltagem de 117 quilómetros e 18 estão em reciclagem. FMA/ART