Luanda - Oitenta e dois projectos inseridos no Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIMM), ligados às infraestruturas e vias de comunicação, foram concluídos, visando a melhoria das condições de circulação de pessoas e bens.
A informação foi avançada nesta sexta-feira, em Luanda, pelo secretário de Estado para Comunicação Social, Nuno Caldas, durante a sétima reunião ordinária da Comissão Interministerial do PIIM.
O membro da comissão informou que destes projectos, 28 estão ligados a asfaltagem, representando um potencial de 92 quilómetros de estradas.
No domínio da terraplanagem, disse que foram executados 29 projectos, o que representa um total de 584 quilómetros de estradas.
Quanto a reabilitação das vias secundárias e terciárias, informou que foram implementados 22 projectos, indicando um potencial de 326 quilómetros de estrada.
Segundo o secretário, esta concepção têm impactado de forma positiva na melhoria das condições de vida das populações, nos vários domínios.
Adiantou ainda que 2.568 projectos inscritos no PIIM já estão executados a 100 por cento.
Durante o encontro, avaliou-se o memorando de transferência de projectos do PIIM de âmbito central para o municipal.
A comissão apreciou também os projectos que se encontram em execução física, entre 70 a 90 por cento, dos quais houve a indicação de 580 projectos que atingiram este nível.
Conforme o responsável, foram ainda analisados os projectos que estão em condições de legibilidade, avaliadas as condições precedentes para a sua aprovação e início de obra, bem Como o impacto do PIIM sobretudo no domínio da saúde, educação e vias de comunicação ou infraestruturas.
Avançou que no sector da saúde foram concluídos 163 projectos em várias unidades sanitárias, dos quais foram concebidos 30 centros de saúde, proporcionando mais de duas mil camas no sector.
Já na área da educação, foram concluídos 370 projectos que permitiram a criação de 2.878 salas de aulas e 103.608 vagas para os estudantes nos diversos níveis de ensino.
Para si, estes projectos têm impactado de forma positiva e na melhoria das condições de vida das populações, nos vários domínios.
Explicou que a nível das transferências de projectos de âmbito central para às províncias, o processo decorre de forma normal, sendo que alguns de maior complexidade, como os da saúde e da energia e água têm sido ponderados, por merecerem um acompanhamento de maior especialidades para a sua concretização.
Numa avaliação global, salientou, 60 por cento destes projectos já foram transitados para os governos provinciais. EVC/OHA