Uíge – Os trabalhos de asfaltagem da estrada que liga a cidade do Uíge, às localidades de Calumbo/Dambi/Negage, num percurso de 38 quilómetros, já se encontram concluídos desde o final do mês passado, faltando apenas a colocação da sinalização vertical e horizontal.
Orçadas em 29 milhões de dolares norte amercianos, às obras a cargo da construtora chinesa CRBC, tiveram início em 2016 e paralizaram em 2022, devido alguns problemas financeiros.
A reabilitação da via contemplou a colocação de tapete asfáltico, alargamento da malha rodoviária, pontes e outras componentes que permitiram melhorar a circulação e segurança aos utentes.
A informação foi prestada hoje, quinta-feira, pelo chefe dos Serviços Provinciais do Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA), Manuel Diangana, tendo realçado que tão logo se conclua alguns trabalhos de melhoria, avançar-se-á com a data para a entrega oficial da via.
Entretanto, alguns automobilistas entrevistados mostrarem-se satisfeitos com o trabalho desenvolvido na via, o que já permite maior fluidez na circulação de pessoas e bens.
O taxista, Miguel António, reconheceu que a reabilitação da estrada facilitou a vida dos munícipes que vivem ao longo da via, pois alguns escolhiam caminhos impróprios para se deslocarem à cidade do Uíge e ao município de Negage.
Para o automobilista João da Costa, a via ajudou igualmente na troca comercial entre o campo e a cidade.NM/PBC