Ombadja – Cento e 26 membros da comunidade Khoisans, nas comunas de Xangongo e Mucope, município de Ombadja, província do Cunene, beneficiaram, esta terça-feira, de cestas básicas, para atenuar a carência alimentar.
Dos bens entregues pela administração municipal de Ombadja, constam arroz, fubá de milho, óleo alimentar e sal de cozinha.
Na ocasião, a directora municipal da Acção Social em Ombadja, Laureth de Jesus,disse que a acção está enquadrada no projecto de apoio a estas famílias nómadas, com vista a terem uma dieta alimentar mais saudável.
Fez saber que devido a sua condição de nómada e à escassez de meios de sobrevivência, vivem dificuldades para se alimentarem, numa altura em que a prática da caça e recolha de frutos silvestres não oferece garantia.
Laureth de Jesus referiu que o apoio a estas famílias é um processo contínuo, no âmbito do programa de combate à fome e à pobreza.
Com um universo de 394 mil e 964 habitantes, o município de Ombadja dista 98 quilómetros da cidade de Ondjiva e está dividido pelas comunas de Xangongo (sede), Humbe, Naulila, Mucope e Ombala yo Mungo.
O gabinete da Acção Social no Cunene controla actualmente duas mil e 791 pessoas sans, distribuídos nos municípios do Cuanhama com mil 552, Namacunde, 524, Cuvelai 411 e Ombadja com 304. PEM/LHE/PA