Ondjiva - Cento e 11 famílias da comunidade khoisan nas comunas do Oshimolo, Evale e Nehone, município do Cuanhama, província do Cunene, beneficiaram hoje, de terras para o cultivo e animais, no âmbito do Programa de Combate à Fome e Pobreza.
Divididas em três grupos de 37 famílias por cada comuna, receberam um espaço de 500 metros quadrados, destinado a produção agrícola, 40 cabritos e 52 galinhas para reprodução.
O programa, de iniciativa da administração municipal do Cuanhama, orçou em cinco milhões 728 mil Kwanzas, do Programa de Combate à Fome e Pobreza.
Em declarações à Angop, a administradora municipal adjunta para área Politica, Social e da Comunidade, Cristina Nameomunu, explicou que o objectivo é envolver os khoisan na actividade agro-pecuária, para deixarem de depender da recolha de frutos silvestres e da caça.
Disse que a iniciativa mostra a preocupação do Governo em melhorar as condições sociais e económicas das comunidades vulneráveis, que muitas vezes encontram dificuldades para se alimentarem.
Cristina Nameomunu apelou aos beneficiários a gerirem da melhor forma os espaços e os animais, no sentido de beneficiar melhor cada comunidade.
O Gabinete da Acção Social, Família e Igualdade do Género no Cunene controla dois mil 418 khoisan, nos municípios do Cuanhama, Cuvelai, Ombadja e Namacunde, que têm beneficiado de assistência em bens alimentares.
O governo da província do Cunene tem um programa que visa apoiar e inserir esta comunidade em projectos sociais e de desenvolvimento para o seu bem-estar, a par da inserção das crianças no sistema de ensino e aprendizagem.