Icolo e Bengo - A Comissão Instaladora do Conselho Provincial da Juventude (CPJ) de Icolo e Bengo recebeu, nesta sexta-feira, garantias de apoio do Governador Auzílio Jacob no seu trabalho, considerando-a necessária para a conformação no quadro da nova Divisão Política Administrativa (DPA) do país.
Em declarações à imprensa no final da apresentação da aludida comissão pelo vice-presidente do Conselho Nacional de Juventude (CNJ), Sebastião Maurício, o governante ressaltou que a garantia deste apoio surge pelo facto de os jovens serem eleitos como prioridade e a necessidade de haver na província organizações que possam ser interlocutores válidos do Governo local.
Salientou que vão acompanhar e estruturar, por via da Direcção Provincial da Juventude e Desportos, uma comissão para que em conjunto cumpram com a agenda do presidente do CNJ, Isaías Kalunga, para o cumprimento desta missão.
Recomendou a trabalharem para congregar e identificar as organizações juvenis na província, bem como buscar de forma consensual, por um Conselho Provincial de Juventude a nível local, de modo a evitar situações negativas.
Conforme o governante, devem também aproveitar fazer um trabalho pedagógico com as organizações juvenis que existem na província e depois consolidar a estrutura do conselho provincial dentro dos regulamentos do CNJ.
Por sua vez, o vice-presidente do CNJ, Sebastião Maurício, disse considerarem as recomendações e vão aplicá-las em prol daquilo que são os desafios da organização para com a juventude.
Lembrou que a comissão apresentada foi criada no âmbito da preparação do CPJ, pelo que a sua constituição é de jovens que conhecem a nova província, orientados a trabalhar com todas estruturas dos conselhos existentes antes da DPA.
Já o coordenador da Comissão, Acácio Cussei, referiu que primeiramente vão radiografar a província, para entenderem e canalizar as organizações a nível local e a posterior se poder constituir a estrutura principal no Icolo e Bengo e as suas ramificações.
Adiantou que a intenção é congregar, na estrutura central da província, todos os jovens que faziam parte dos conselhos municipais, distritais e comunais da juventude. SJ/SEC