Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Comissão da Carteira multa oito jornalistas angolanos

    Angop logo
     Sociedade           
  • Luanda • Sexta, 28 Março de 2025 | 18h49
Logotipo da Comissão da Carteira e Ética
Logotipo da Comissão da Carteira e Ética
Pedro Parente

Luanda – Oito jornalistas angolanos foram recentemente multados pela Comissão da Carteira e Ética (CCE), por exercício de actividades incompatíveis com o jornalismo.

Trata-se dos jornalistas Amilcar Xavier, Guilherme da Paixão, Leda Macuéria, que laboram na TV Zimbo, Yolanda Manuel e Claudete Silva, da Televisão Pública de Angola (TPA), António da Encarnação, Aristides Kito e Pedro Timóteo, da Rádio Nacional de Angola (RNA).

Segundo o Novo Jornal, na sua edição de sexta-feira (dia 28), os jornalistas Amilcar Xavier e Guilherme da Paixão aceitaram ser mestres de cerimónia em eventos, pelo que a multa corresponde a 10 salários mínimos da Função Pública.

A Comissão da Carteira e Ética, órgão que rege a actividade jornalística no país, aplicou a multa correspondente de dois salários mínimos a jornalista Leda Macuéria, enquanto Horibes dos Reis, profissional da Rádio Despertar, teve como sanção uma censura.

O jornalista Augusto José, da Rádio Nacional de Angola, foi suspenso por dois meses e ao pagamento de uma multa correspondente ao salário mínimo da função pública, por violação de uma medida disciplinar aplicada pelo Conselho de ética da Comissão da Carteira e Ética.

O jornalista Salú Gonçalves, da TV Girassol, após ter sido multado em Dezembro último, decidiu por depositar a sua carteira profissional, abandonando, assim, o jornalismo temporariamente.

Nos termos do nº. 1 do artigo 30 , da lei 5/2017 de 23 de Janeiro, a Comissão da Carteira e Ética é um Organismo de direito público, ao qual compete assegurar o funcionamento do sistema de acreditação dos profissionais da informação da comunicação social.

O órgão coordena e acompanha o trabalho dos jornalistas e órgãos de comunicação social nacional e estrangeiros.

No exercício das suas missões, a CCE atribui, renova, suspende ou cassa, nos termos da lei, os títulos de acreditação dos profissionais da comunicação social, bem como apreciar, julgar e sancionar a violação dos deveres ético-deontológicos dos jornalistas.

Tem ainda a missão de reconhecer a Carteira Profissional dos jornalistas, respeitando o princípio da reciprocidade, relativamente à equivalência no reconhecimento do documento de jornalistas estrangeiros. OHA





Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

EUA: Mundo reage às novas tarifas de Trump

 Quinta, 03 Abril de 2025 | 13h53

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+