Luena – Um comboio carregado de enxofre ao serviço do consórcio Lobito Atlântico Railways (LAR), Transfigura e Mota-Engil, com destino à República Democrática do Congo (RDC), descarrilou na madrugada desta quinta-feira, na província do Moxico, sem provocar vítimas humanas, soube a ANGOP.
O comboio com proveniência no Porto do Lobito, província de Benguela, descarrilou por volta das 4 horas da manhã, na localidade de Cavimbi, a 127 quilómetros da cidade do Luena.
Segundo informações apuradas pela ANGOP, uma equipa técnica da Lobito Atlântico Railways (LAR) está a caminho do local, para apurar os danos causados pelo acidente.
CFB suspende comercialização dos bilhetes de passagem
Em consequência do descarrilamento do referido comboio, o Caminho de Ferro de Benguela (CFB) suspendeu a comercialização dos bilhetes no trajecto Luena/Kuito que estava previsto nesta quinta-feira.
Conforme refere uma fonte, a retoma da venda poderá ocorrer após a avaliação e reparação da linha.
“Até agora não sabemos quantos metros da linha ficou danificada, então teremos de aguardar”, disse.
Nos últimos tempos, os passageiros dos comboios do CFB têm relatado várias dificuldades para conseguirem viajar do Luena para as províncias do Bié-Huambo e Benguela por reduzida oferta de lugares.
Face a essa situação, a direcção do Caminho de Ferro de Benguela (CFB) disse que vai aplicar três milhões de dólares para reparar e substituir rodados de 50 carruagens a partir da África do Sul, para humanizar os serviços até Novembro próximo.
Por falta de estrada no trajecto entre Luau - Luena e Kuito, na província do Bié, os comboios têm sido o único meio de transporte da população residente neste corredor, bem como de outros provenientes das províncias da Lunda-Sul e Lunda-Norte. TC/YD