Malanje- A execução do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza está a melhorar a qualidade de vida de muitas famílias nas comunidades de Malanje, face ao fomento da agricultura, reprodução animal, distribuição de kits profissionais e outras acções nele previstas.
O referido Programa tem ainda outros sectores de intervenção como a construção em todos os municípios de pocilgas, apriscos, bem como tanques para a piscicultura.
A informação foi avançada hoje, pelo governador provincial, Marcos Nhunga, na abertura do X Fórum dos Municípios e Cidades de Angola (FMCA), que Malanje acolhe, tendo realçado que nos próximos dias arranca o projecto de fomento agro-pecuário, com foco na instalação de chocadeiras para a produção e distribuição de galinhas à população.
Frisou que a agricultura continua a ser o principal eixo de governação da província, deste modo, algumas famílias beneficiam de um hectare de terra mecanizada e produtos para o cultivo.
A construção de pequenos sistemas de água consta também da aposta, cujos resultados são satisfatórios, sendo que muitas comunidades deixaram de consumir água imprópria.
“Aliado a isso, estão os Cuidados Primários de Saúde, formação profissional de jovens, reabilitação de infra-estruturas sociais, principalmente nas comunas”, frisou, realçando que no domínio das obras, o governo está preocupado com a paralisação da construção da Casa da Juventude e do desassoreamento do rio Malanje.
Por outro lado, Marcos Nhunga apontou a problemática das ravinas e a degradação de estradas em alguns municípios, cuja intervenção é de âmbito central, pelo que solicitou ao Executivo a resolução das mesmas, de forma a assegurar a livre circulação de pessoas e bens.
Relativamente ao Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), foram construídos dois Hospitais Municipais, quatro Centros de Saúde do tipo A e um Centro Municipal Materno-Infantil, bem como 20 escolas do ensino primário e secundário em várias localidades, que perfazem 223 Salas de aula que albergarão 19 mil 520 alunos, neste ano lectivo.
Considerou que o PIIM caminha de forma lenta, tendo muitas obras paralisadas, sendo que dos 133 projectos de responsabilidade local, estão concluídos apenas 56, na ordem de 42,1% de execução física.
Quanto ao sector da saúde na província, o governador disse haver melhorias no atendimento aos pacientes e na aquisição agrupada de medicamentos para todas as unidades sanitárias, mas lamenta o estado actual do Hospital Geral, cujas infra-estruturas clamam por reabilitação e apetrechamento com novos equipamentos do Bloco Operatório, Banco de Urgências e outras áreas.
A decorrer até ao fim do dia, o Fórum dos Municípios e Cidades de Malanje está a ser orientado pelo Ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, e está a abordar entre outros assuntos, os resultados do PIIM, Programa de Combate à Pobreza e KWENDA.
Sob o lema, “A Vida faz-se nos Municípios”, o evento visa promover e dinamizar o desenvolvimento comunitário do País e conta com participação de administradores dos 164 municípios de Angola, governadores provinciais e ministros. NC/PBC