Cangandala - Trezentos e 36 milhões de kwanzas foram gastos, em 2022, no município de Cangandala, província de Malanje, em 45 acções de construção, reabilitação de equipamentos sociais e aquisição de meios.
Dentre as acções, realizadas no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP) e traçadas pelo Conselho de Auscultação das Comunidades, destacam-se a reabilitação e construção de escolas, postos de saúde, a aquisição de medicamentos, merenda escola, quipamentos agrícolas e preparação de terra para o cultivo.
A informação foi prestada hoje, sexta-feira, pela administradora municipal de Cangandala, Engrácia Ramos, segundo a qual, este ano, o PIDLCP vai priorizar o sector agro-pecuário, no quadro do redimensionamento que o governo local pretende dar às acções de combate á pobreza.
Relativamente ao PIIM, disse que a circunscrição tem uma carteira de cinco projectos, dos quais três já executados, nomeadamente uma escola de sete salas de aula e outra de 12, bem como aquisição de um lote de equipamentos para saneamento básico.
Lamentou o atraso nos trabalhos de terraplanagem dos troços Cangandala/Caribo/Culamagia (60 quilómetros) e Cangandala/Bembo (85 Km), resultante da incapacidade técnica do empreiteiro.
Com uma extensão de seis mil 961 quilómetros quadrados, o município de Cangandala dista a 28 quilómetros da cidade de Malanje e tem uma população estimada em 40 mil, distribuída pelas comunas sede, Bembo, Caribo e Culamagia.
A circunscrição foi elevada à categoria de vila a 1 de Janeiro de 1970.