Saurimo – Cento e 68 milhões de kwanzas foram aplicados em vários projectos socioeconómicos no município de Saurimo, província da Lunda-Sul, no âmbito do Programa Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, de janeiro a presente data.
O valor anual para o Programa Desenvolvimento Local e Combate a Pobreza está avaliado em mais de 300 milhões de kwanzas.
A informação foi prestada esta quinta-feira, pelo administrador municipal de Saurimo, Kelson Malomalo, sublinhando que grande parte do valor foi investido no fomento da agricultura familiar.
Para tal, foram adquiridas e distribuidas aos camponeses, moagens, motosserras, debulhadoras de milho, pulverizadores, kits de pesca artesanal, adubos, insecticidas, fungicidas, sementes de milho, feijão, soja, amendoim, assim como enxadas, catanas, lima, machados.
Fez saber que os valores serviram para a melhoria do saneamento básico da cidade, merenda escolar, entre outras acções ligadas a saúde e educação.
Merenda escolar
Por outro lado, informou que de Janeiro a presente data , 4.227 alunos do ensino primário beneficiaram do programa de merende escolar, que visa o combate ao absentismo nas escolas.
Informou que para o êxito do programa neste período, foram investidos 18 milhões de kwanzas, abrangendo 10 escolas das aldeias de Kanoquena, Kasseme, Sombo, Peso Velho, Sambau, Cazar, Sacazamba e a sede municipal (Saurimo).
Em 2023, cerca de cinco mil alunos beneficiaram da merenda composta por pão, bolachas, sumos, sandes, frutas produzidas na circunscrição.
O município de Saurimo conta com 534 mil e 231 habitantes, 82 por cento da população da Lunda Sul.JW/HD