Mbanza Kongo – Cinquenta acções de impacto social serão executadas, este ano, pela Administração Municipal de Mbanza Kongo, província do Zaire, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP).
A proposta para a implementação dessas acções nos domínios da educação, saúde, agricultura, transportes, saneamento básico, entre outras, foi discutida e aprovada durante a 1ª reunião ordinária do Conselho Municipal de Auscultação da Comunidade, realizada quinta-feira, na cidade de Mbanza Kongo.
Segundo o comunicado final do encontro, a que a ANGOP teve acesso esta sexta-feira, durante a reunião, orientada pelo administrador municipal de Mbanza Kongo, Manuel Nsiansoki Gomes, foram discutidos assuntos que se prendem com o reordenamento do comércio na cidade, mobilidade rodoviária e a reabertura da Estação Rodoviária do Nkunga a Paza.
A redinamização dos sectores da pecuária e pescas, assim como o empoderamento da mulher e a expansão da rede de distribuição de água potável aos bairros periféricos da cidade foram, entre outros assuntos, aflorados no encontro.
A 1ª reunião ordinária do Conselho Municipal de Auscultação da Comunidade, no quadro do Orçamento do Munícipe, orientou a aquisição de 65 quadros pretos para serem montados nas escolas localizadas em zonas recônditas, assim como de material desportivo e de três kits de iluminação pública para as unidades sanitárias de algumas comunas.
A necessidade de se criar mecanismos para garantir transporte público para os alunos que estudam distante da sede municipal de Mbanza Kongo foi, igualmente, um dos pontos debatidos neste primeiro encontro do ano do Conselho Municipal de Auscultação da Comunidade. DMN/JL