Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Governo do Namibe mantém nas prioridades combate à fome e à pobreza

     Sociedade              
  • Namibe • Sábado, 28 Dezembro de 2024 | 21h23
Governador do Namibe, Archer Mangueira, procede entrega de cadeiras de rodas a pessoas com deficiência física
Governador do Namibe, Archer Mangueira, procede entrega de cadeiras de rodas a pessoas com deficiência física
Valentim Rodrigues

Moçâmedes - O combate à fome e à pobreza continua a ser uma prioridade inadiável do Governo Provincial do Namibe, pelo que se exige de todos os seus membros uma acção pragmática e um sentido de urgência ainda maior, considerou, neste sábado, o governador Archer Mangueira.

O governante fez essa consideração na cerimónia de cumprimentos de fim-de-ano, para quem a fome não é apenas a ausência de pão, mas a falta de dignidade e de oportunidades.  

Archer Mangueira realçou ainda ser necessário encarar a fome como um “problema humano e político” que requer solução conjunta, porquanto além de ser um objectivo de quem governa esta luta deve ser de todos, porque o “sofrimento de um só angolano diminui a todos nós ". 

Enfatizou o facto de que a acção governativa deve melhorar as perspectivas de quem sofre as mais severas privações, as perspectivas de quem investe e empreende e também de quem estuda, adquire conhecimentos e competências para trabalhar, produzir e obter rendimentos. 

“ É isso que temos feito e iremos continuar a fazer, cada vez mais e melhor ", sublinhou o governador, fundamentando que o flagelo da fome está frequentemente associado ao acesso à educação, ao emprego e a uma habitação condigna.

A fome que assolou a província do Namibe desde 2018, afectou mais de cem mil famílias e milhares de cabeças de gado bovino e caprino , fundamentalmente no municipio do Virei, Camucuio e Bibala.

Para acudir as famílias afectadas pela seca, o Executivo angolano distribuiu, neste período, moto cisternas para distribuição de água para as famílias afectadas e seus animais sobretudo nas zonas de difícil acesso.

O Governo construiu e reabilitou ainda sistemas de distribuição de água, repressas e chimpacas, bem como entrega de bens alimentares e insumos agrícolas para a prática da agricultura. 

Participaram do acto,  deputados, membros do Governo Provincial, da sociedade civil, empresários, autoridades tradicionais, eclesiásticas, órgãos de defesa e segurança e outros convidados. FA/SEC 





Fotos em destaque

Projecto "Ilumina Angola" beneficia sete milhões de pessoas

Projecto "Ilumina Angola" beneficia sete milhões de pessoas

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 14h02


Notícias de Interesse

Angola celebra quarta-feira Dia da Cultura Nacional

 Terça, 07 Janeiro de 2025 | 15h35

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+